Parques de Minas Gerais

( Quer Conhecer? - Clique Aqui)

Parque Natural da Serra do Caraça          

Veja a localização deste parque no google maps abaixo do texto

localizado pelo icone Local Procurado ( melhor visualizado em 1024X768)

                 
                Situado na Serra do Espinhaço, entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, o Parque Natural da Serra do Caraça abrange uma área de 11.233 hectares e se encontra em uma zona de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado. 
                                
                 
                 Além da "caraça", a fabulosa formação rochosa que dá nome ao local, os picos são as grandes referências no cenário do Parque, com altitudes que variam de 1.200 a 2.080 metros.
                 
                                  
                 O Parque abriga belas cachoeiras, cascatas, picos, cavernas e uma rica fauna e flora, inclusive com espécies endêmicas.
                
                 Por estar em uma área de transição, o parque possui uma vegetação rica, com grande variedade de flores. Estas atraem várias espécies de beija-flor, dentre eles o beija-flor-de-gravatinha, um dos menores do mundo. É um local reconhecido internacionalmente como um dos melhores no Brasil para a observação de pássaros.
                
                               
                 O Parque também abriga espécies animais raras como o sauá, a onça parda, o quati, esquilos e o habitante mais famoso, o lobo-guará, símbolo do Parque. Para aqueles que passam a noite no Caraça, uma das principais atrações é aguardar a chegada dos lobos-guarás que se aproximam do Santuário e comem nas mãos de um dos padres da Província.
                
                 As matas abrigam lindas bromélias e mais de 200 espécies de orquídeas. Existem excelentes opções de passeios para aqueles que apreciam a natureza.  Há trilhas mais fáceis para os que não estão acostumados a caminhadas e trilhas mais radicais para os que não dispensam uma boa aventura. Para alcançar as cachoeiras, cascatas, piscinas naturais e grutas, há trilhas sinalizadas. A mais difícil leva ao Pico do Inficionado (2032m) e a gruta do Centenário, uma das maiores grutas de quartzito do mundo, com 400 m de profundidade e curso d’água com 80 m de desnível.
                
                 O Santuário pertence à Província Brasileira da Congregação da Missão e passou a ser uma Reserva Particular do Patrimônio Natural em 1994, consolidando sua vocação religiosa e ecológica.
                
                                  
                 O Colégio do Caraça formou, durante seus 150 anos de existência, grandes nomes da elite mineira, inclusive homens que vieram a ser presidentes da república e governadores, entre eles, Afonso Pena e Artur Bernardes.
                
                 Em 1968, um in cêndio queimou cerca de 10 mil dos 25 mil volumes da biblioteca do colégio. Com o incêndio, o colégio foi fechado. Mais tarde, o prédio foi restaurado e a melhor alternativa encontrada, foi aproveitar o patrimônio natural, histórico e cultural, abrindo a área para visitação pública.
                
                 O complexo do Caraça, cuja construção data do século XVII, possui a primeira igreja do Brasil em estilo neo-gótico. Importantes peças históricas podem ser apreciadas, tais como os vitrais franceses doados por D. Pedro II, a relíquia do mártir São Pio, intacta há 200 anos, guardada no Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens (padroeira do Caraça) e o quadro da Santa Ceia, pintado por Manuel da Costa Athaíde. Detalhes de mármore e pedra sabão compõem sua arquitetura e um órgão com 700 tubos, completa sua riqueza.
                
                 O Parque possui restaurante, lanchonete, hotel, centro de informações turísticas e lojinha. 
                
                     
Fonte: Prefeitura de Catas Altas, Descubraminas e Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais

Voltar

Follow us on Twitter