Parques de Minas Gerais

( Quer Conhecer? - Clique Aqui)

Parque Nacional da Serra da Canastra          

Veja a localização deste parque no google maps abaixo do texto

localizado pelo icone Local Procurado ( melhor visualizado em 1024X768)

              O Parque Nacional da Serra da Canastra está localizado a 325 km de Belo Horizonte e compreende dois maciços: a Serra de Sete Voltas e a Serra da Canastra, com altitudes que variam de 900 m a 1.496 m.
             
              Uma de suas principais características é a grande riqueza de mananciais ali encontrados, como o Rio São Francisco e sua nascente. Este, que é considerado o rio da integração nacional, com seus 3.000 km de extensão, garante a sobrevivência de milhões de ribeirinhos brasileiros.
             
              A origem do nome deve-se ao fato do Parque estar assentado sobre um imenso chapadão, semelhante à forma de uma canastra, um tipo de baú.
             
              Por estar situado no divisor de águas de grandes bacias, o parque possui uma rede de drenagem muito extensa, formada por pequenos rios e nascentes. Os desníveis do relevo acidentado, com íngremes penhascos, escarpas e paredões circundando o chapadão, proporcionam uma paisagem indescritível. A beleza cênica, especialmente da queda-d‘água Casca d’Anta, com quase 200 m de alt ura, encantou o pintor francês Jean Baptiste Debret no século XIX. Sua pintura da cachoeira é um dos clássicos da pintura naturalista dessa época.
             
              A vegetação é típica de Cerrado, com manchas que indicam uma transição para Mata Atlântica. Nas partes mais altas são encontrados Campos Limpos e nas áreas rochosas, vegetação rupestre.
             
              Devido à formação aberta dos Campos, de vegetação baixa e homogênea, é possível observar animais como tamanduá-bandeira, o lobo-guará e o tatu-canastra, todos ameaçados de extinção. Entre as aves, são comuns a seriema, o canário-da-terra, bandos de tucanuçu, além de patos mergulhões e garças.
             
              Em 1996, parque foi escolhido para o lançamento da Política Nacional de Ecoturismo, apontado como um marco para o desenvolvimento dessa atividade nas unidades de conservação do país.
             
              Caminhar pelo Parque é a melhor forma de conhecê-lo. Parte do trajeto, no entanto, pode ser feito de carro, pois a área é cortada por uma estrada intermunicipal, que permite o acesso dos visitantes em veículos particulares.
             
              A nascente do Rio São Francisco situa-se a 6,5 km da portaria do parque. Não muito longe da entrada, na parte alta da Cachoeira da Casca d’Anta, pode-se desfrutar de diversas piscinas naturais, com água muito cristalina. Na parte baixa da mesma queda existe um mirante com vista panorâmica. As trilhas levam até as cascatas e piscinas naturais.
             
              O Parque está bem equipado para receber turistas, dispondo de postos de informação, camping, quiosques, centro de visitantes e alojamento.
             
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais

Voltar

Follow us on Twitter