Parques de Minas Gerais

( Quer Conhecer? - Clique Aqui)

Parque Estadual de Nova Baden 

 

Veja a localização deste parque no google maps abaixo do texto

localizado pelo icone Local Procurado ( melhor visualizado em 1024X768)

         O Parque Estadual de Nova Baden está localizado no município de Lambari, na região sul do Estado, numa porção do relevo conhecida como Planalto Atlântico, na Serra da Mantiqueira. Encontra-se inserido na bacia hidrográfica do Rio Grande.
         
          Nova Baden possui uma área de aproximadamente 300 hectares de pura Mata Atlântica, nos quais os recursos hídricos destacam-se de forma abundante. Várias nascentes são encontradas na região do Parque. Um dos atrativos mais procurados é a Cachoeira Sete Quedas, que impressiona por sua beleza.
         
           A unidade de conservação abriga valiosos exemplares da fauna e a flora da Mata Atlântica. Entre as diversas esp eacute;cies da flora estão o jequitibá, o cedro, a peroba, palmito, o jacarandá, o pinheiro brasileiro e o cedro. O clima úmido propicia a formação de um ecossistema rico em musgos, liquens, bromélias e orquídeas.
         
          O Parque é uma importante reserva de diversas espécies de anfíbios, mamíferos e aves. Dentre as esp ute;cies, destacam-se os primatas barbado, sauá, mico e macaco-prego, além da jaguatirica, quatis, tatu e tamanduá-mirim.
         
        O nome do Parque é uma referência ao alemão Américo Werneck, da cidade de Baden-Baden que, no século XIX, instalou-se na região. Pioneiro em questões ambientais, o Dr. Werneck era fruticultor e desenvolveu vários projetos de aproveitamento racional das estâncias hidrominerais.   Mais tarde, retornou para sua terra natal e sua fazenda foi transformada em área de proteção ambiental.
         
          O Parque Estadual Nova Baden possui infra-estrutura para atendimento ao visitante com destaque para o Centro de Visitantes que possui auditório para 90 pessoas, salas para reuniões e posto da Polícia de Meio Ambiente. O Centro ocupa o casarão que era a sede da Fazenda de Américo Werneck, construída no século XIX.
         
          O Parque não possui área de camping ou abrigos para a hospedagem de visitantes. No entanto, a cidade de Lambari, destino tradicional no turismo mineiro, mantém excelente infra-estrutura. A região é conhecida como Circuito das águas e possui diversas estâncias hidrominerais.
         
Fonte: Instituto Estadual de Florestas (IEF)
 

Voltar

Follow us on Twitter