Circuitos Turísticos

( Quer Conhecer? - Clique Aqui)

Circuito Turístico Nascentes das Gerais

Image


Beleza a perder de Vista!

O Circuito Turístico Nascentes das Gerais, banhado em uma parte pelo Lago de Furnas e outra pelo Lago de Peixoto, guarda uma diversidade de tesouros ecológicos. O "Mar de Minas", como é conhecido o lago, foi formado artificialmente por conseqüência do represamento das águas dos rios Grande e Sapucaí, entre outros. Furnas mudou a paisagem local; cidades e matas foram inundadas, dando lugar a cânions, cachoeiras e ilhas. Uma paisagem que se recriou, mas um povo que manteve sua religiosidade e tradição.Criada no ano de 2001, a Associação do Circuito Turístico Nascentes das Gerais , nasceu com a missão de promover o desenvolvimento sustentável do turismo da região, preservar e proteger seu meio ambiente e os seus aspectos culturais peculiares.  Sua sede oficial fica na cidade de Cássia, e sua sede administrativa está localizada em Passos, por ser a cidade-pólo e estar estrategicamente localizada em relação aos atrativos turísticos e aos demais municípios. Hoje o Circuito é composto por dez municípios, sendo eles: Capitólio,Carmo do Rio Claro, Cássia, Delfinópolis,Guapé,Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Pratápolis e São João Batista do Glória.

Dicas de viagem.

Em Capitólio o espaço é propício para a prática de esportes náuticos, já que conta com o sofisticado balneário Escarpas do Lago, às margens do Lago de Furnas.Possui também passeios pelo Lago onde os turistas podem desfrutar das belas paisagens e águas límpidas  o que o torna um dos principais atrativos do Circuito., cercado por canyons e belas cachoeiras. 
Delfinópolis que se localiza entre vales, serras e o lago de peixoto é um município privilegiado,onde possui passeios para o Parque Nacional da Serra da Canastra, além de ter uma grande quantidade de mananciais que abrigam cerca de 180 cachoeiras.É considerado o Paraíso do Ecoturismo.Não podemos também esquecer do artesanato de Delfinópolis um diferencial que mostra o verdadeiro talento e identidade da população local.Constituída por paisagens diversificadas.
Cássia, que ainda guarda uma relíquia que atrai centenas de fiéis: um fragmento ósseo de Santa Rita, trazida da cidade de Cascia da Itália, é um dos principais atrativos da cidade fortalecendo cada vez mais o turismo religioso.
O município de Guapé que também é banhado pelo Lago de Furnas apresenta seu diferencial,quando conhecemos o Parque Ecológico do Paredão,que conta com varias trilhas que nos levam as mais lindas quedas d'águas da região.
Ibiraci é uma pequena e acolhedora cidade mineira que reúne a exuberância de suas paisagens, a beleza da sua cultura, e especialmente, a sua rica e magnífica história. Banhada pelo lago de furnas, com lindas cachoeiras, igrejas que são grandes patrimônios culturais da cidade e considerada a terra do café, Ibiraci é hoje um verdadeiro paraíso a ser explorado.
Carmo do Rio Claro O mais completo município do Sul de Minas em termos de diversidade em atrativo turístico. Assim se define o Carmo. Turismo Rural, Aventura, Compra de Artesanato e Náutico são alguns dos exemplos. Passeios de barcos no Lago de Furna emoldurado por serras verdejantes com cachoeiras somente acessíveis por barco. Considerado A Capital Mineira do Artesanato pelos belos trabalhos em tear manual e doces bordados. Altivas Serras de até 1.287 m de altitude próprias para a contemplação e ao vôo livre. À tardinha achegue-se num dedo de prosa junto do fogão de lenha para escutar um causo, e saborear uma quitanda.Há também eventos de entretenimento nas cidades que compõem o Circuito.
Em Pratápolis, comemora-se em setembro o aniversario da cidade e a famosa festa do peão que atraia muitos turistas devido a grandes shows realizados,e no final do ano  a principal atração fica por conta da grandiosa festa pratapolense, onde oferece ao publico diversas opções de atrativos, como: congadas, shows pirotécnicos, apresentações de varias bandas e outros.
Em Itaú de Minas, ocorre todos os anos a tradicional festa de santos reis, realizada no mês de fevereiro, que atrai companhias de vários estados do Brasil e consegue reunir um público de mais de 10.000 pessoas. No município também esta instalada a maior fábrica de cimento e cal da América Latina,no que confirma sua vocação industrial,sendo a primeira construída em Minas Gerais e a Quinta do Brasil, tornando-a  patrimônio Histórico cultural do município,Estado e Federação.
Em São João Batista do Glória,considerada uma das mais belas regiões do Brasil,que se localiza entre o Rio Grande e a Serra da Canastra , apreciaremos montanhas,vales e ribeirões de águas cristalinas que por sua vez formam cenários perfeitos para se divertir e descansar.
E para quem gosta de compras, Passos é um destino certo, pois conta com um significativo parque industrial de confecção de roupas e de móveis rústicos.
A cidade de Passos é a cidade pólo do circuito, e concentra uma infra-estrutura receptiva bastante desenvolvida, com dezenas de hotéis, restaurantes e uma vida noturna agitadíssima, com várias opções de bares. A famosa Avenida da Moda, composta por mais de 150 lojas, transformam a avenida Comendador Francisco Avelino Maia, em um verdadeiro shopping a céu aberto, conhecido nacionalmente. Como se nota, a região oferece várias opções de turismo para pessoas de todos os gostos, sexo e faixa etária.

Natureza, sossego, adrenalina, cultura, história, religião, festas, compras, baladas, e muito mais. Neste preservado e encantado recanto de Minas Gerais, privilegiado pela abundância de água, pelos seus deslumbrantes recursos naturais, pela sua cultura diversificada e pela hospitalidade de sua gente, está o Circuito Turístico Nascentes das Gerais.

Cidades

Capitólio
Delfinópolis
Cássia
Guapé
Ibiraci
Carmo do Rio Claro
Pratápolis
Itaú de Minas
São João Batista do Glória
Passos

Circuito Turístico Nascentes das Gerais

Telefone: (35)3522-6051

Email: circuito@nascentesdasgerais.tur.br

Site: www.nascentesdasgerais.tur.br

Fonte das Informações: Associação dos Municípios Circuito Nascentes das Gerais.
**Todas as informações contidas neste texto são de responsabilidade do Circuito Nascentes das Gerais.  

Voltar

Follow us on Twitter