Circuitos Turísticos

( Quer Conhecer? - Clique Aqui)

Circuito Turístico Lago do Irapé

Mapa do circuito

 Circuito Lago de Irapé um paraíso no Sertão Mineiro

Imagem do acervo do Circuito Turístico Lago do Irapé

 

Nas regiões do Norte de Minas Gerais e Vale do Jequitinhonha há algumas cidades que conseguem ser maravilhosas graças a suas diversidades de belezas naturais e culturais. Os aventureiros e as pessoas interessadas em conhecer culturas diferentes adoram este destino, regado a trilhas, passeio de balsa pelo Lago de Irapé, rapel e, até mesmo, visitas às comunidades e prédios antigos que retratam séculos de história.

 


Imagem do acervo do Circuito Turístico Lago do Irapé Os diversos rios que formam o Lago de Irapé encantam com suas águas cristalinas e variedade de canyons com corredeiras que permitem a prática de rafting. Os rios  são cercado de uma vegetação de cerrado exuberante. Para quem acha que paraíso é exagero, eis as razões: as cidades guardam tranqüilidade, povo simples e hospitaleiro, arquitetura fascinante, tradições culturais que seduzem, águas cristalinas, natureza exuberante, cachoeiras e espécies raríssimas de flora, muitas delas, encontradas apenas naquele local.

É neste circuito que se localiza a barragem de Irapé, a mais alta do Brasil e a segunda da América Latina, com 208 metros de altura. As cidades que o compõe são Botumirim, Berilo, Chapada do Norte, Cristália e Grão Mogol, cabendo finalizar com os elogios: o Circuito Lago de Irapé é maravilhoso, paradisíaco!  

Dicas de Viagem 

 Venha conhecer Grão Mogol e encante-se pelas belezas naturais e histórico-culturais que fascinam, seduzem e retratam séculos da história local. Caminhe pelas ruas estreitas que preservam o traçado original e calçadas de pedras. Conheça a Igreja matriz de Santo Antônio, toda erguida em pedras pelas mãos dos escravos.

Visite o Parque Estadual de Grão Mogol, com aventura pela trilha do Barão, de exuberante cerrado, onde vivem diversas espécies da fauna e flora. Todo o trajeto é construído com pedras sobrepostas pelos escravos, pequena gruta abaixo da trilha, passarelas suspensas, mirantes e belas paisagens naturais e um delicioso almoço de fazenda, com pratos e doces regionais servidos no fogão à lenha estarão lhe aguardando. Faça uma agradável e leve caminhada pelo cerrado até chegar à cachoeira Véu das Noivas, excelente local para banhos.

Imagem do acervo do Circuito Turístico Lago do Irapé

Em seguida, visite a Praia do Vau, localizada as margens do rio Itacambiraçu, oferecendo a possibilidade de tomar banho de rio, passear entre pedras, se divertir nas corredeiras do vau em um bote, rapel no canyon do vau e visita a Capela do Vau, toda erguida de pedras.

Prepare-se para conhecer um lugar fascinante! A cidade de Boturimim tem como principal riqueza o seu patrimônio natural deslumbrado, no alto da Serra Geral. Oferece um roteiro de aventura que não pode ficar de fora de seu roteiro de viagem.
Passeio a cavalo nas trilhas da Campina do Bananal, com sua exuberante flora, repleta por diversas orquídeas, bromélias e sempre-vivas. Várias possibilidades para a prática de safáris fotográficos, pesquisas científicas e acampamentos.

Conheça a Cachoeira Quatro Oitavas. É uma das maiores do circuito, com aproximadamente 75 metros de altura. No local existe opção para acampamento e prática de rapel.

Passeio pelo Rio do Peixe: um dos cenários mais belos da região. Nas margens do rio é possível avistar pedras que foram emolduradas pela ação dos tempos. Passeio por uma agradável travessia de balsa com destino ao município de Berilo.

A cultura tradicional é um dos traços marcantes em Berilo. A Igreja Matriz de N.S. Conceição e o Casarão do Inconfidente Domingos de Abreu Vieira são um dos principais atrativos arquitetônicos e culturais da cidade.

Encontramos também a Comunidade Quilombolas Vai-Lavando e Caetetu, as lavadeiras do Mocó e outros elementos importantes que representam a cultura berilense.

A casa do artesanato é outro lugar que não pode deixar de ser visto.

Berilo tem também boas festas e danças encantadoras.

As praias e ilhas formadas pelo Rio Araçuaí são lugares ideais para quem gosta de banhos de rio e para quem deseja descansar e apreciar a paisagem.

Berilo é umas das pedras preciosas existentes na região do Vale do Jequitinhonha e é uma das boas opções de visita do Circuito Turístico Lago de Irapé.

Cristália possui um território repleto de serras atraentes, uma beleza que resume-se em rios, veredas, grutas, fazendas e um dos mais belos espetáculos da rica natureza do sertão mineiro: o Lago de Irapé, com mais de 80 metros de profundidade.

Você poderá passear de balsa e flutuar num imenso aquário de águas cristalinas e se deslocará calma e tranqüilamente em meio a várias espécies de peixes na área do Lago.

Para quem gosta de pescar, o local oferece esta opção e também almoçar um delicioso peixe na casa do senhor Rosalino.

Passeio ao Morro do Chapéu, favorecendo uma visão panorâmica de toda a região e se encantar com o belíssimo pôr-do-sol.

Para obter dicas de viagem de Chapada do Norte, entre em contato conosco.
Será um prazer atender você, turista! 

Cidades:

Botumirim
Berilo
Cristália
Chapada do Norte
Grão Mogol

 

Sede do Circuito: Praça Coronel Janjão, 35 - Centro - Grão Mogol / MG
                               CEP: 39.570-000 - Tels: (38) 3238-1208/3238-1245

Email:  lagodeirape@yahoo.com.br

Fonte das informações e/ou Autor do texto: Diná Costa
**Todas as informações contidas neste texto são de responsabilidade do Circuito Lago de Irapé.

Voltar

Follow us on Twitter