Circuitos Turísticos

( Quer Conhecer? - Clique Aqui)

Circuito Turístico da Canastra

Mapa do Circuito da Canastra

 CAMINHOS DA CANASTRA

O Circuito Turístico da Canastra é formado pelos municípios de Araxá, Campos Altos, Perdizes, Tapira, Sacramento, São Roque de Minas e São João Batista do Glória.  

Com um rico patrimônio natural, a região guarda desafios aos praticantes do Ecoturismo. Paisagem de serras e vales, cachoeiras, paredões de pedra prontos para serem escalados, pequenas matas, clima ameno e tranqüilidade para o turista.

No Parque Nacional da Serra da Canastra, o grande atrativo são as espécies de animais silvestres e a exuberante flora característica do cerrado. Abriga inúmeras nascentes, corredeiras, cachoeiras, além de lagos, grutas e cavernas que ainda escondem insondáveis segredos. É ali que está a nascente do Rio São Francisco. Riquezas como o queijo Canastra, a tradicional culinária mineira e a cachaça complementam este tesouro, além da hospitalidade de seu povo.

Chapadão da Babilônia

A cidade de Araxá, famosa pelas suas águas e as tradicionais Termas, é também conhecida pelos doces e pela encantadora D. Beja, personagem que faz parte de sua história.


Image
São Roque de Minas, um dos portais de entrada para o Parque Nacional da Serra da Canastra, conhecido pela sua beleza natural, e suas inúmeras cachoeiras.

Em São José do Barreiro, distrito de São Roque, fica a Cachoeira Casca d'Anta, com 186 metros de queda, emoldurada em uma parede de rocha de cerda de 340 m de altura.

São João Batista do Glória, uma belíssima região, entre o Rio Grande e a Serra da Canastra. Opção para quem procura o sossego da vida do campo ou para os amantes da natureza e dos esportes de aventura.

Conhecida por suas cachoeiras de água cristalina, Tapira é uma típica cidade do interior mineiro, que mantém suas tradições e sua hospitalidade para com os visitantes, desde a boa prosa na praça até as confrarias em torno dos fogões de lenha. Festas como o encontro de Carros de Boi e cavalgadas pela região traduzem a simplicidade e a beleza da região.

Em Perdizes, a represa de Nova Ponte e a Reserva Ecológica da CEMIG. Um lugar bastante agradável, onde se pode apreciar a fauna e flora do cerrado.

Em Campos Altos, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, situado a mais de 1200 metros de altitude, é um dos maiores focos do turismo religioso em toda região.

Dicas de Viagem

Em Araxá você não pode deixar de visitar o Complexo do Barreiro e tomar um banho nas Termas. Inauguradas em 1942, as Termas foram erguidas para possibilitar a utilização medicinal e estética das águas energizantes e relaxantes, e também da lama, encontradas no local. No centro da cidade você poderá visitar o Museu Dona Beja e as tradicionais fábricas de doces de Araxá. A 25 km do centro está o Morro Horizonte Perdido, um rampa de vôo livre, lugar ideal para a prática do esporte. Com uma vista de 360º para as serras da Canastra e da Bocaina, o visitante poderá saborear uma deliciosa comida mineira no restaurante do local.

Partindo de Araxá, rumo a Serra da Canastra, sigam um percurso de 100 km, passando por Tapira até o Arraial de São João da Serra da Canastra, onde poderão encontrar charmosas pousadas e um pequeno povoado com suas casas construídas ao redor da igreja. O principal atrativo é o Parque Nacional da Serra da Canastra. É possível fazer passeios de Jipe, a prática de trekking, ciclismo nas trilhas, banhos de cachoeira, safáris fotográficos e outras atividades. Seguindo às trilhas do Parque poderão conhecer a Nascente do Rio São Francisco e a Cachoeira Casca d'Anta, com seus 186m de queda.

No município de Tapira está a Cachoeira dos Bandeirantes, uma belíssima queda de 20m de altura, Cachoeira dos Carlos propícia para banhos e a Cachoeira dos Perobas,  três cachoeiras encravadas no meio da mata virgem, com refeições na sede da propriedade.
Cachoeira do Quilombo
Em São Roque de Minas fica a RPPN do Cerradão, que guarda a belíssima cachoeira do Cerradão, mais de 110m de queda. Indicamos também a visitação ao conjunto de cachoeiras existente no local: Capão Forro e Cachoeira do Nego, locais onde podem ser praticados o rapel e canyonning, a cachoeira Antônio Ricardo e o Poço das Orquídeas.

Em São José do Barreiro, distrito de São Roque, natureza exuberante e o maior cartão postal da Serra da Canastra: a cachoeira Casca d'Anta. Por ali também se pode fazer a trilha (a pé) para a parte alta do Parque e banhar-se nas piscinas do São Francisco, antes de sua queda pelo paredão da Canastra. Outro belo local é o Vale do Córrego da Lavra, um dos mais cristalinos afluentes do São Francisco, com as cachoeiras da Lavra e Lavrinha.

Em São João Batista do Glória podemos encontrar o Vale do Barulho, local preferido pelos amantes de emoções e aventuras, praticantes de rapel. A Cachoeira da Grinalda com sua bela queda e piscinas com "praias". A Cachoeira do Quilombo com poços profundos de águas cristalinas e grandes corredeiras onde se pratica o bóia-cross e a tirolesa. 

 

 

Fundação Cultural Calmon Barreto

Sugerimos a contratação dos receptivos turísticos para os passeios na Serra da Canastra e o agendamento de refeições nas propriedades rurais que oferecem o serviço. 

 

 Porto do Gloria no Rio Grande Cidades:

Araxá
Campos Altos
Perdizes
São Roque de Minas
São João Batista do Glória
Tapira

Circuito Tuístico da Canastra

Telefone: (034)3669-8077

E-mail: circuitodacanastra@hotmail.com

Site: www.circuitodacanastra.tur.br

Instituto Chico Mendes: (037)3433-1195 

 

Fonte das informações: Circuito da Canastra
**Todas as informações contidas neste texto são de responsabilidade do Circuito da Canastra.

Voltar

Follow us on Twitter